A linguagem matemática na rotina da
Educação Infantil foi tema da formação oferecida para os profissionais que
atuam em instituições da Rede Municipal de Ensino de Criciúma. Os estudos iniciaram
com grupos de educadores (29/9) e foi finalizado, nesta quinta-feira (5/10),
com os gestores. “Após a construção das Diretrizes Curriculares da Educação
Infantil, as quais fundamentam a prática pedagógica, oportunizaram-se estes
momentos de estudos e reflexão sobre a referida temática. Faz-se necessário que
o profissional da Educação Infantil propicie momentos de aprendizagem sobre
conceitos matemáticos presentes no cotidiano,” justificou a coordenadora pedagógica,
Silvana Alves Bento Marcineiro.
As crianças, desde muito cedo, já estão em
contato com a linguagem matemática e isto ocorre quando exploram os brinquedos
e os espaços. Aprendem no momento em que manipulam objetos, nas interações
mediadas pelos adultos, nas brincadeiras e práticas cotidianas. “Elas descobrem
a matemática quando selecionam, organizam e classificam diversos materiais. Nós
podemos mediar o processo de aprendizagem por meio da rotina, de brincadeira e
jogos”, explicou a palestrante, Jaqueline de Oliveira Costa.
A Secretária de
Educação, Rose
Reynaud Mayr, informou que serão disponibilizados até o final de outubro, 500
exemplares impressos das Diretrizes Curriculares da Educação Infantil para as Escolas
e Centros de Educação Infantil. O documento também pode
ser acessado no site da Prefeitura Municipal de Criciúma.
Documento foi construído em 2015
A criança como protagonista da
aprendizagem é o título das Diretrizes Curriculares da Educação Infantil da Rede
Municipal de Criciúma. O documento foi construído no decorrer do ano letivo de
2015 com a participação das 43 escolas do Ensino Fundamental que atendem essa
etapa da educação e dos 20 Centros de Educação Infantil (CEIMs).
Aconteceram encontros mensais com
a assessora do Ministério da Educação, Cláudia Maria da Cruz, com os gestores e
coordenadores. A partir desses estudos foram realizados encontros
bimestrais com aproximadamente 800 profissionais, organizados em sete Grupos de
Trabalho (GTs) e por regiões. Além disso, houve participações dos
coordenadores pedagógicos das áreas específicas da Secretaria Municipal de
Educação, para os estudos e elaborações de textos.
As coordenadoras pedagógicas da
Educação Infantil, Silvana Alves Bento Marceneiro e Ádria Vanusa Correa, foram
responsáveis pelos estudos, registros de alguns artigos e organização do
documento.
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