quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Matéria 41. Profissionais da Educação Infantil participaram de formação em matemática

https://youtu.be/EQ-81IgCVnQ
A linguagem matemática na rotina da Educação Infantil foi tema da formação oferecida para os profissionais que atuam em instituições da Rede Municipal de Ensino de Criciúma. Os estudos iniciaram com grupos de educadores (29/9) e foi finalizado, nesta quinta-feira (5/10), com os gestores. “Após a construção das Diretrizes Curriculares da Educação Infantil, as quais fundamentam a prática pedagógica, oportunizaram-se estes momentos de estudos e reflexão sobre a referida temática. Faz-se necessário que o profissional da Educação Infantil propicie momentos de aprendizagem sobre conceitos matemáticos presentes no cotidiano,” justificou a coordenadora pedagógica, Silvana Alves Bento Marcineiro.
As crianças, desde muito cedo, já estão em contato com a linguagem matemática e isto ocorre quando exploram os brinquedos e os espaços. Aprendem no momento em que manipulam objetos, nas interações mediadas pelos adultos, nas brincadeiras e práticas cotidianas. “Elas descobrem a matemática quando selecionam, organizam e classificam diversos materiais. Nós podemos mediar o processo de aprendizagem por meio da rotina, de brincadeira e jogos”, explicou a palestrante, Jaqueline de Oliveira Costa.
A Secretária de Educação, Rose Reynaud Mayr, informou que serão disponibilizados até o final de outubro, 500 exemplares impressos das Diretrizes Curriculares da Educação Infantil para as Escolas e Centros de Educação Infantil. O documento também pode ser acessado no site da Prefeitura Municipal de Criciúma. 

Documento foi construído em 2015
A criança como protagonista da aprendizagem é o título das Diretrizes Curriculares da Educação Infantil da Rede Municipal de Criciúma. O documento foi construído no decorrer do ano letivo de 2015 com a participação das 43 escolas do Ensino Fundamental que atendem essa etapa da educação e dos 20 Centros de Educação Infantil (CEIMs).
Aconteceram encontros mensais com a assessora do Ministério da Educação, Cláudia Maria da Cruz, com os gestores e coordenadores. A partir desses estudos foram realizados encontros bimestrais com aproximadamente 800 profissionais, organizados em sete Grupos de Trabalho (GTs) e por regiões.  Além disso, houve participações dos coordenadores pedagógicos das áreas específicas da Secretaria Municipal de Educação, para os estudos e elaborações de textos. 
As coordenadoras pedagógicas da Educação Infantil, Silvana Alves Bento Marceneiro e Ádria Vanusa Correa, foram responsáveis pelos estudos, registros de alguns artigos e organização do documento.

Para fazer download do documento, clique AQUI.

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